FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Alunos de Forquilhinha prestigiam espetáculo “Revirado Conta”

Projeto Sorriso por detras da mascara Revirado 10

As peças fazem parte do projeto “Um sorriso por detrás de cada máscara” em parceria com o teatro do grupo Cirquinho do Revirado.

Este momento da pandemia que estamos vivenciando privou as crianças de muitas ações, como ficar em casa sem encontrar os amigos da escola e até mesmo sem a ida à praça para se divertir, além de participar de atividades culturais. Com o intuito de comemorar o Dia do Estudante, celebrado neste 11 de agosto, o Governo de Forquilhinha, por meio da Secretaria de Educação realizou a primeira ação do projeto “Um sorriso por detrás de cada máscara”, em parceria com o grupo de teatro Cirquinho do Revirado, com o objetivo de levar atrações artísticas culturais para a rede municipal de ensino.

Ao todo, serão 23 apresentações que iniciaram nessa terça-feira, 10, e se estendem até o dia 19 deste mês, em todos os Centro Educacionais Infantis.

Maderonchi
Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

“Hoje, mais do que nunca, é preciso reafirmar a importância do teatro e das artes, para que eles não sejam esquecidos pelas políticas culturais e pela população. Com esse projeto, ajudaremos a diminuir a sobrecarga de educadores e pais perante as adversidades que estão enfrentando. De repente, os pequenos foram arrancados de sua rotina e trancafiados em casa sob a ameaça de um inimigo invisível. Não tem jeito. Independentemente da idade, o confinamento vai impactar de alguma forma a vida de todas as crianças”, afirma Guilherme Polanczyk, professor de psiquiatria da USP.

O ator e produtor Reveraldo Joaquim destaca a importância do teatro se reinventar. “Em tempos de pandemia, sobreviver significa, também, cultivar e reinventar a existência e a vida através da cultura. Arte é questão de saúde pública. Nós do Cirquinho do Revirado fazemos parte deste setor, lutando para que continuemos a existir enquanto grupo teatral, mesmo com toda a dificuldade que essa pandemia trouxe”, completa.

O secretário de Educação, Félix Hobold, destaca que o teatro é vida e tem um significado ainda maior nesse momento que vivemos. “A cultura é vida e nesse momento da pandemia tem um significado imensurável, principalmente para as crianças que foram muito atingidas. O teatro cria sensibilidade para que a criança aprenda mais, enxergue mais, tenha uma leitura crítica da vida, preparando para o saber. As peças teatrais são lúdicas, provocam muitos risos, mas ao mesmo tempo levam a informação, em termos de conhecimento. Também estão muito próximas da emoção, muitos choram em razão de uma peça teatral e isso faz com que se crie um ambiente muito favorável no sentido da entrega, de olhar o outro. Forquilhinha traz algo importantíssimo para as nossas crianças, que irá interferir num todo na sociedade”, acrescenta.

O Projeto terá várias ações nos próximos meses. Começou com apresentações para os professores da rede durante a capacitação e agora inicia o espetáculo “Revirado Conta” para todos os CEIs. A segunda ação programada será em agosto, intitulada “Teatro Sobre Rodas”. Já em outubro acontecerá a estreia nas escolas municipais do espetáculo “Felpo Filva” para todo o ensino fundamental de Forquilhinha.

Redação – Cris Freitas


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo