FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Alesc aprova projeto Universidade Gratuita em dia histórico para Santa Catarina

Universidade

É oficial. Está aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o projeto Universidade Gratuita. A tarde desta terça-feira (11/07) marca um importante passo dado na Educação Superior do estado. Com 38 votos favoráveis, o projeto do governador Jorginho Mello agora segue para sanção fase de implementação.

A expectativa é de que, com a decisão, 35 mil alunos sejam beneficiados já neste segundo semestre de 2023.

A votação do projeto Universidade Gratuita foi acompanhada de perto pela reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta.

Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

“Estamos muito satisfeitos com as discussões e ajustes coletivos. Sem dúvidas esse é um dia histórico no qual damos um grande passo. Certamente há muitos outros ainda a galgar, já que temos agora um processo de implementação, mas a certeza é de que a Educação Superior em Santa Catarina ganha um novo e importante capítulo”, afirma Luciane.

A destinação dos recursos do projeto na porcentagem estabelecida, conforme a reitora, não impacta apenas no aumento expressivo em oportunidade de Ensino. “Mais do que em acesso e permanência dos nossos estudantes, resultará também em ampliação de serviços, ciência, projetos de Extensão e tudo o que envolve as nossas Universidade”, acrescentou.

Participação acadêmica

De Criciúma também saíram dois ônibus com estudantes e técnicos administrativos da Unesc para prestigiar a votação. Entoando as palavras de ordem “O meu ensino de qualidade, presencial e da comunidade”, o grupo de acadêmicos que acompanhou a sessão tem consciência de que fez parte de um momento no qual portas foram abertas para sonhos realizados.

Entre eles esteve a academia da 7a fase do curso de Enfermagem da Unesc, Nikole Cacciatore de Farias. “Vim de Criciúma, enquanto bolsista, para lutar pela nossa causa das Comunitárias. Trouxe minha avó, que pela segunda vez que fez questão de vir nos encontrar e integrar nosso movimento de defesa”, disse orgulhosa ao lado da avó Ivone Esmeraldino Cacciatori.

Entre os apoiadores do projeto, o deputado estadual Napoleão Bernardes se diz emocionado por fazer parte deste momento.

“Há mais de 50 anos, com a criação das universidades comunitárias em Santa Catarina, nós tivemos uma revolução histórica possibilitando a realização de sonhos de cursar uma graduação perto de casa. Hoje vamos inaugurar uma segunda revolução em termos de educação com acesso ao Ensino Superior a todos. Como reparação histórica por todo a contribuição das universidades comunitárias distribuídas com capilaridade por todo o estado, tenho convicção de que essa Casa fará a melhor escolha ao aprovar este projeto”, destacou na votação.

A Sessão Solene foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal.

Redação – Mayara Cardoso


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo