FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

SC em alerta para a importância de medidas preventivas contra doenças respiratórias

Doença

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Comunicação (Secom), lança nesta quinta-feira, 2, uma campanha de alerta para a prevenção às doenças respiratórias, especialmente com a chegada das baixas temperaturas. A peça que será veiculada em televisão aberta reforça a importância para a população do uso de medidas de proteção como a etiqueta da tosse, higienização das mãos, ambientes ventilados e vacinas disponíveis, que previnem o agravamento de doenças respiratórias como a Influenza e a Covid-19.

O médico infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), Fábio Gaudenzi, reforça que as medidas de proteção são fundamentais para evitar a disseminação e o agravamento das doenças respiratórias. Idosos, crianças e imunocomprometidos são os mais vulneráveis.

Gaudenzi explica que, com a chegada do frio, as pessoas tendem a ficar mais tempo aglomeradas em ambientes fechados, o que aumenta a circulação dos vírus respiratórios e a transmissão. “Neste caso, medidas simples ajudam a evitar problemas. É muito importante fazer o uso da etiqueta respiratória usando lenço de papel para cobrir tosse e espirros, higienizar as mãos com frequência, e usar máscara de proteção, especialmente nos ambientes fechados”, frisa o infectologista.

Maderonchi
Contape
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Outros cuidados, como a atualização do calendário vacinal, também são importantes. Gaudenzi aponta para o uso das vacinas da Influenza, da Covid-19 e da pneumonia, para idosos, principalmente. Outro alerta é sobre diagnóstico e tratamento corretos. “Estando com sintomas, as pessoas devem procurar assistência para avaliação, diagnóstico e tratamento adequados. Se possível, é recomendado também se afastar de atividades no trabalho e na escola, por exemplo, para diminuir a disseminação dos vírus entre a população”, orienta.

Redação – Secretaria de Estado da Comunicação


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo