FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Aids e tuberculose são temas de evento de saúde em Forquilhinha

IMG 1388

Forquilhinha realizou nesta quinta-feira um importante evento: o 1º Encontro Municipal de Tuberculose e AIDS. Agentes de saúde e técnicos de enfermagem participaram. O objetivo é ampliar conhecimentos para a melhoria da condição de saúde da população e assim contribuir para o controle das duas doenças.

“As pessoas tem a impressão, falsa, de que a AIDS está controlada ou que não existe mais. Mas pessoas morrem diariamente, assim como a tuberculose. Qualificar cada vez mais nossos profissionais e conscientizar a população é o objetivo de encontros como este”, ressalta o Secretário de Saúde de Forquilhinha Diego Passarela.

Programa

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Maderonchi
Credisol

O programa municipal de HIV/AIDS foi implantado em Forquilhinha, em 2012.  Atualmente são 36 pacientes em acompanhamento no município, e outros 28 vinculados ao programa de Criciúma, sendo 22 mulheres e 42 homens. Os pacientes recebem todo o acompanhamento no município desde o diagnóstico até o tratamento.

Pessoas que vivem com o HIV têm entre 20 a 30 vezes mais chances de desenvolver tuberculose ativa do que as pessoas sem a infecção. A tuberculose é uma doença infecciosa de elevada importância no mundo. Estima-se que um terço da população mundial esteja infectada com o bacilo causador da doença, e que em 2013 ocorreram nove milhões de casos novos e um milhão de óbitos. O Brasil faz parte dos 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo, ocupando a 16ª posição em números absoluto de casos.

Palestras

Foram responsáveis pelo conteúdo do evento, a coordenadora do programa DST AIDS em Içara, Samira Abdenur e o coordenador programa tuberculose e hanseníase de Criciúma, Paulo Hansen.

 

Carla Giassi

IMG 1476


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo