FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Agosto Dourado destaca a importância da amamentação para o desenvolvimento pleno do bebê

Agosto Dourado

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê. Os benefícios já são amplamente conhecidos e o Agosto Dourado vem para reforçar a sua importância.

Em alusão ao mês do Agosto Dourado, unidades da Secretaria de Estado da Saúde prepararam ações, destacando não somente a importância da amamentação como também a doação do leite materno. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais.

A Campanha Nacional de Amamentação deste ano, reforçada neste Agosto Dourado, tem como tema Apoiar a amamentação é cuidar do futuro. Segundo a Organização Mundial da Saúde, seis milhões de vidas são salvas a cada ano por conta da amamentação. Os dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, quase 46% dos bebês de até seis meses de vida são amamentados no seio de forma exclusiva e cerca de 60% recebem o leite materno até os dois anos.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol

Para o pediatra e neonatologista Gean Carlo Rocha, da Maternidade Carmela Dutra, a falta de orientação é uma das principais causas do insucesso da amamentação. “A instrução para as mulheres deve iniciar já no programa de assistência ao pré-natal, desde as primeiras consultas as mães devem receber informações, orientações para se prepararem para o momento de amamentar”, reforça.

Santa Catarina dispõe de 14 bancos de leite e mais 10 postos de coleta cadastrados na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a qual é ligada à Fiocruz. Os Bancos de Leite Humano (BLH) são estruturas, geralmente localizadas em maternidades, que possuem unidades de tratamento intensivo neonatal, e têm a função de coletar, processar, estocar e distribuir o leite humano doado. Além dessa função, os BLHs atuam no apoio às mães com dificuldades na prática da amamentação.

O leite doado é importante para evitar a morte e promover o crescimento e o desenvolvimento de bebês internados em unidades de cuidados intensivos, devido ao nascimento prematuro ou com baixo peso, e que não conseguiram receber o leite da sua própria mãe. A quantidade de 300ml de leite doado pode servir a 10 bebês prematuros. O Brasil é referência mundial na doação.

História do Agosto Dourado

Em 1991, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) deram início, nos Estados Unidos, à campanha Agosto Dourado. No Brasil, as atividades iniciaram em 1999 e desde então ocorrem anualmente. No ano de 2017, foi sancionada a Lei de nº 13.435, que estipula no calendário oficial do país no mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A cor dourada foi escolhida pelo leite materno ser o melhor e mais saudável alimento, sendo padrão ouro.

Para encontrar um Banco de Leite Humano mais próximo, acesse aqui.

Redação – Secretaria de Estado da Comunicação


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo