FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Aeronaves Arcanjo chegam à cinco mil atendimentos em Santa Catarina

blumenau arcanjo 3 20160316 1307699671

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de SC já fez mais de cinco mil atendimentos. A marca foi atingida no último dia 7, quando uma equipe fez o transporte de uma recém nascida, de apenas três dias de vida. A menina nasceu em Chapecó com um problema cardíaco congênito, necessitando de um procedimento cirúrgico no Hospital infantil, em Joinville. O Arcanjo-04 realizou o transporte em cerca de duas horas. Caso fossem por terra, seriam necessárias pelo menos oito horas de viagem.

Prestes a completar sete anos de atuação, no próximo dia 20 de janeiro, o BOA, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, através do Samu, atendeu diretamente 4.449 pessoas, prestando um serviço aeromédico especializado. As aeronaves pré-configuradas levaram até o local da emergência equipe médica especializada, dotada de equipamentos de última geração, sendo capaz de realizar procedimentos que só seriam realizados no hospital.

Além dos atendimentos pré-hospitalares, BOA realiza atividades de resgate, combate a incêndios, busca e salvamento, prevenção, proteção ao meio ambiente, defesa civil, e apoio aos demais órgãos do estado, municípios e União.

Credisol
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Atualmente, conta com duas bases – uma em Florianópolis e uma em Blumenau – e quatro aeronaves, sendo dois helicópteros e dois aviões.

Histórico do BOA

O início das atividades se deu no dia 20 de janeiro de 2010 com o Arcanjo-01, uma helicóptero locado, com disponibilidade de 120 horas de voo, suficientes apenas para a Operação Veraneio. O BOA foi criado através do Decreto Estadual Nº 2.966, de 2 de fevereiro de 2010. Após uma campanha junto à comunidade e autoridades, o Arcanjo-01 permaneceu em operação.

Em março de 2012, o Arcanjo-01 foi substituído pelo atual, deixando de ser uma aeronave locada para ser própria do Estado. Em janeiro de 2014, iniciaram-se as operações com aviões, a partir da sessão de um avião Cessna pelo Conselho Nacional de Justiça, o Arcanjo-02.

Visando a expansão das atividades para as demais regiões do Estado, em outubro de 2015 foi ativada a base de Blumenau, que passou a atender todo o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte Catarinense, com o helicóptero Arcanjo-03, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Em 2016, ao completar seis anos de atividades, o BOA recebeu a sua quarta aeronave. Outro avião apreendido pela Justiça por tráfico de drogas foi repassado para salvar vidas.

O BOA possui um efetivo orgânico de 29 homens e 30 homens não orgânicos (cumprem apenas escalas de serviço operacional) entre pilotos, tripulantes operacionais e apoio solo, distribuídos nas bases de Florianópolis e Blumenau. Do Samu, são 17 médicos e 12 enfermeiros.

Francine Ferreira – Tenente-coronel BM Diogo Bahia Losso


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo