FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Infraestrutura

ADR recebe estudo da sondagem do terreno do Centro de Inovação

foto1

O secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional João Fabris recebeu o relatório de estudo da sondagem do solo que vai ganhar a edificação do Centro de Inovação em Criciúma. Nesta semana, o secretário irá protocolar o documento junto aos demais projetos e entregar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável para encaminhar para a liberação de licitação. “Este é o último passo para completar os projetos do Centro de Inovação e encaminhar para o processo de licitação. Estamos vencendo mais esta etapa”, comentou.

O terreno destinado para a construção do Centro de Inovação, doado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), fica localizado em uma área de lavra de carvão subterrâneo, e por isso a necessidade da sondagem.

A empresa responsável pela sondagem realizou duas perfurações para localizar as galerias de minas de carvão que passam embaixo do terreno para garantir a fundação necessária para a construção. O estudo concluiu a presença de uma galeria subterrânea em perfuração de pouco mais de 47 metros e carvão em outra perfuração com 62 metros não apresentando sinais de lavra.

Contape
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

“Como imaginávamos, existem galerias de minas bem aqui no limite do terreno e precisaríamos de duas sondagens para detecção de um ponto e outro no meio da obra”, comentou o engenheiro agrimensor do Setor de Cartografia do Ipat (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) do Iparque, Tales Garcia Antunes.

Em Criciúma, o Centro de Inovação será construído nos mesmos moldes do que já está em funcionamento em Lages. Voltado à cultura de inovação, competitividade empresarial, pesquisa e desenvolvimento e tecnologia o prédio está orçado em aproximadamente R$ 10 milhões e será erguido anexo ao Iparque na Unesc.

No total, serão 13 Centros de Inovação em todo o Estado, com a finalidade de promover o empreendedorismo, estimulando a criação de negócios de alto valor agregado, fortalecendo a atração de investimentos e unindo o poder público, o setor privado e as instituições de ensino. “Investir em inovação é fundamental para que Santa Catarina se consolide como uma economia forte, ampliando a vantagem competitiva”, reforça o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

Francine Ferreira – Paula Darós Darolt


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo