FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Em ação do MPF, Carbonífera Criciúma é condenada por delitos ambientais

Sentença determina a prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.

A Justiça Federal condenou a Carbonífera Criciúma S.A à prestação de serviços à comunidade, pelo período de sete meses, sob forma de custeio de programas e projetos ambientais no valor de R$ 20 mil mensais, assim como à pena de 204 dias-multa, no valor individual de 5 salários-mínimos, pela prática de delitos ambientais.

Foram também condenados os réus W.F., J.L.F. C., A.F.G. E A.F à pena privativa de liberdade de 1 ano 2 meses e 15 dias de detenção, que foi substituída pela prestação de serviços à comunidade por igual período, além de multa no valor de R$ 20 mil para cada réu pelo crime de usurpação, por explorar bem pertencente à União sem autorização competente e pelo delito de lavra clandestina.

Net Lider
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

A sentença atende a pedidos da ação penal do Ministério Público Federal, ajuizada pelo procurador da República Darlan Airton Dias. A ação visa a condenação dos réus à pratica do crime previsto no art. 55 da Lei 9.605/98, que proíbe executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida, assim como no crime do art. 2º da Lei 8.176, por explorar matéria-prima pertencente à União sem autorização.

Durante o processo, o MPF propôs realizar transação penal em relação ao crime ambiental, mas os réus não aceitaram a proposta. A defesa dos acusados sustentou que não ocorreu lavra de matéria-prima de forma clandestina, a inexistência de qualquer dano ambiental, negando, também, a ocorrência do delito de usurpação de bem da União. O MPF em Criciúma, entretanto, conseguiu comprovar as práticas ilegais dos réus.

Os réus podem recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa da Procuradoria da República em SC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo