FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Acafe inicia celebração do cinquentenário

Acafe

Campanha “Acafe: 50 anos desenvolvendo Santa Catarina pela Educação”, foi lançada na noite desta quarta-feira (3/04).

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) lançou oficialmente as comemorações de seu cinquentenário. O evento de lançamento da campanha “Acafe: 50 anos desenvolvendo Santa Catarina pela Educação”, ocorreu na noite desta quarta-feira (3/04), em jantar no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.

A celebração não apenas reflete os 50 anos de dedicação da entidade à qualificação de profissionais e oferta de projetos e atendimentos gratuitos, mas também o compromisso contínuo com a excelência acadêmica, o avanço educacional e o fortalecimento dos laços com a comunidade.

Maderonchi
Contape
Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

“Ao longo destes 50 anos, a Acafe contribui para o desenvolvimento de Santa Catarina por meio da educação. Muito foi feito neste período, e estamos vivendo um momento muito especial em que estabelecemos conexões, não só internamente entre as nossas instituições, mas com o setor público, setor produtivo e terceiro setor. A Acafe é de todos os catarinenses e não pode celebrar sozinha esta data tão especial”, afirmou a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Presente no evento, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, salientou o orgulho em ter a Acafe no estado. “Vocês são um grande exemplo dessa Santa Catarina que nos orgulha, que é o estado mais competitivo do Brasil, com o maior número de carteiras assinadas, eu não tenho dúvida que a Acafe faz parte disso”, enalteceu Mello, acrescentando a parceria com as Universidades Comunitárias na realização do projeto Universidade Gratuita.

Interiorização do ensino superior

Instituída em 2 de maio de 1974, a Acafe desempenha papel fundamental na interiorização do ensino superior no estado e contribui significativamente para o desenvolvimento social e econômico de todas as regiões. O secretário de Estado de Educação, Aristides Cimadon, reforçou essa importância. “Tive a oportunidade de fazer parte destes 50 anos de história, desde a fundação. Acompanhamos ao longo dessas cinco décadas o crescimento das nossas instituições e por consequência, do estado de Santa Catarina” afirmou.

Ao fim do evento também foi anunciada uma parceria institucional entre a a Acafe e o sistema Lide Santa Catarina, no movimento “Educação para o futuro” que fomenta iniciativas das Instituições de Ensino Superior (IEs) comunitárias junto ao setor produtivo. Na oportunidade, o presidente do Lide SC, Dalton Batista, anunciou que o Sistema Acafe será o grande homenageado na premiação “Líderes de Santa Catarina 2024”.

Sobre a Acafe

A Acafe é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as 14 fundações educacionais criadas no Estado de Santa Catarina por lei dos poderes públicos estadual e municipais. O objetivo desta união é promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas
comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Calendário comemorativo

As comemorações incluem uma série de eventos ao longo do ano, como homenagens do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), encontros estratégicos com autoridades, cerimônias especiais em universidades associadas e atividades culturais abertas à comunidade.

  • Março a outubro: Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor pela Educação.
  • 03 de abril: Evento de lançamento do cinquentenário da Acafe.
  • 16 de abril: Homenagem do Conselho Nacional de Educação (CNE) ao cinquentenário da Acafe.
  • 02 de maio: Data do aniversário de 50 anos da Acafe; Lançamento do podcast Acafe; lançamento das comemorações aos 60 anos da Furb.
  • 03 de maio: Evento cultural – Show com Dazaranha e Camerata Florianópolis.
  • 13 de maio: Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) em homenagem ao cinquentenário da Acafe.
  • 14 de maio: Homenagem do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) ao cinquentenário da Acafe.
  • 22, 23 e 24 de maio: 9º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe) e Acafe Challenge.
  • 30 e 31 de maio/01 junho: 27ª Confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais do Sistema Acafe (Cofafe).
  • 11 e 12 de junho – Semana Acafe em Brasília: Sessão Solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao cinquentenário da Acafe; Agendas estratégicas com MEC; Capes; Comissão de Educação da Câmara e Senado; Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias; Fórum Parlamentar Catarinense.
  • 20 a 27 de junho: Homenagem do Grupo de Líderes Empresariais (Lide/SC) ao cinquentenário da Acafe e lançamento do Manifesto pela Educação.
  • Julho: Cerimônia de Concessão de Títulos Honoríficos – Honoris Causa e Mérito Educacional Acafe – à entidades e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da entidade e da educação superior em Santa Catarina.
  • 19 de julho: Comemoração aos 65 anos da Uniplac.
  • Agosto: Homenagem do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) ao cinquentenário da Acafe; Encontro de Estudantes do Sistema Acafe.
  • 23 de agosto: 1º Encontro de Corais Acafe.
  • 20 de setembro: Comemoração aos 60 anos da Univali.
  • 23 de setembro: Comemoração aos 50 anos do Unibave.
  • Outubro: Missão Internacional de reitores do Sistema Acafe.
  • Dezembro: Encerramento do ano comemorativo com lançamento de livro e documentário da Acafe.
Redação – Agência de Comunicação Unesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo