FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Acadêmicos e professores iniciam novo semestre com mais atividades presenciais

IMG 1022

Estudantes do curso de Medicina foram os primeiros a terem encontros em salas de aula no segundo semestre de 2021.

Na saída do primeiro período de atividade como aluna do curso de Medicina da Unesc, Eduarda Ramos Araújo, 18 anos, de Lages, na região serrana de Santa Catarina, estava animada em conhecer os colegas e professores e poder ter alguns encontros presenciais ao longo do semestre. Assim como Eduarda, acadêmicos dos diversos cursos da Unesc iniciarão as atividades no segundo semestre letivo a partir desta segunda-feira (2/8), de maneira híbrida.

Com a segurança garantida pelas medidas adotadas pela Universidade, todos os cursos e fases poderão ter, pelo menos, dois ou três encontros por semana com possibilidade de atividades presenciais neste semestre, ou seja, dois ou três dias nos quais os alunos poderão optar por estarem em sala de aula.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol

“Gostei muito de poder conhecer pelo menos alguns dos estudantes do curso e ter este momento de estar na Universidade, conversando pessoalmente com o professor e os colegas. Meu irmão faz Medicina e vendo ele, decidi seguir a profissão que sempre me inspirou”, comenta Eduarda.

Na mesma sala de tutorial, Eduarda conheceu Isabele de Souza Cechinel, 20 anos, de Criciúma, que escolheu estudar na Unesc em função de boas referências recebidas de amigos que estudam na Instituição, por ter conhecido a estrutura e saber que a Unesc possui conceito máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC). “Eu penso em fazer Medicina há muitos anos para poder ajudar pessoas e usar o conhecimento para salvar vidas. Sou de Criciúma e para escolher estudar aqui analisei muitos pontos, inclusive o método adotado pelo curso, que é a Aprendizagem Baseada em Problemas e que permite o ensino a partir da busca por respostas e discussão com colegas e professores”, afirma. Sobre o primeiro dia de aula, Isabele conta que a presencialidade permitiu uma troca importante em um período como o que vivemos.

Novos tempos

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salienta que a decisão em aumentar a presencialidade levou em consideração um estudo do cenário pandêmico, um planejamento envolvendo diversos setores e, sobretudo, utilizou toda a expertise da Universidade para garantir a segurança de alunos e professores. “O início de um semestre é sempre muito especial e marca um novo ciclo na vida de nossos estudantes, professores e funcionários. Por isso, desejamos as boas-vindas a todos os calouros e veteranos e estamos muito dedicados em promover o bem-estar e a segurança da comunidade acadêmica, associada à excelência do ensino, da pesquisa e da extensão.

A pandemia que resultou no distanciamento físico, nos possibilitou também, grandes aprendizados. A Unesc superou adversidades, contribuiu com a sociedade e se reinventou nos aspectos pedagógicos. Estou certa de que teremos um novo semestre exitoso”, afirma.

Segundo a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, desde o início da pandemia a Universidade tem se organizado com todos os protocolos necessários para a segurança das atividades dentro do campus, além de desenvolver iniciativas na área de tecnologia para garantir a qualidade das aulas para todos os estudantes “A Unesc está dando mais um importante passo na evolução de seu trabalho enquanto Instituição de ensino. Nós evoluímos muito neste período e conseguimos fazer de uma situação completamente inesperada, uma possibilidade para aprimorar nosso processo de ensino aprendizagem. Estamos muito confiantes e teremos um semestre com um campus mais movimentado, mas não menos seguro”, enfatiza.

Segurança redobrada

Entre as recomendações da Sala de Situação Covid 19 Unesc ao retorno da presencialidade, está o funcionamento dos restaurantes e cantinas, com espaços devidamente delimitados, assim como a orientação de que os estudantes se dirijam diretamente para as salas de aula ao chegarem na Universidade e evitem circular pelos corredores sem necessidade, medidas já adotadas ao longo dos meses de pandemia. Haverá monitores no campus preparados para aferir temperaturas, alertar e orientar as pessoas.

Quanto ao transporte dos estudantes até a Universidade, as medidas de prevenção da Instituição incluem o contato com cada um dos municípios próximos para validação das orientações de distanciamento, uso de álcool 70% e máscaras. Os acadêmicos que não contarem com o transporte público para deslocamento poderão acompanhar as aulas de forma remota e terão seus casos avaliados pelos coordenadores individualmente de forma a garantirem a reposição das atividades presenciais assim que possível.

Ainda com foco na garantia das condições de aprendizado, a Unesc segue disponibilizando computadores e modens de internet móvel para os estudantes que tenham necessidade de tal suporte para acompanhamento das atividades.

No caso do curso de Medicina as orientações para o semestre apontam que as atividades de tutorial serão presenciais da primeira a oitava fase, assim como as disciplinas práticas, conforme rodízio entre a turma. Já os componentes curriculares teóricos destas mesmas fases terão atividades online em modo síncrono, ao vivo. Já no período de internado, de nona a 12ª fase, as aulas práticas serão 100% presenciais.

Os estudantes que tiverem dúvidas sobre os protocolos e orientações podem entrar em contato com a Universidade por meio dos coordenadores de curso ou pelo Whatsapp (48) 99644-1887, selecionando a opção de “Suporte online ao aluno”.

Redação – Assessoria de Imprensa Unesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo