FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Infraestrutura

Acadêmicos de Engenharia Elétrica automatizam irrigação de horta

2 Large

Projeto dos estudantes da Faculdade Satc está sendo aplicado no Centro de Educação Infantil do município de Sangão.

Um sistema de automação para irrigação de hortas foi desenvolvido pelos acadêmicos Matheus Schmidt, Vitor Nuernberg, Thayna Rezende, Israel Fontanella e Leonardo Zatta Rovaris, do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Satc, como tema de trabalho interdisciplinar iniciado na primeira fase do curso.

O trabalho dos acadêmicos é criar a automação da horta de forma sustentável, possibilitando o aproveitamento da água da chuva, que será armazenada em cisterna e depois bombeada para a horta. Para realização do projeto, os alunos aplicaram os conhecimentos gerais adquiridos em aula.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Maderonchi
Contape

Além da orientação dos professores – Janaina Antunes, Hellen Zago e Ramon Bolsoni -, o grupo conta com a colaboração dos alunos da 6ª fase do curso. “O conhecimento dos alunos da sexta fase para a execução do projeto é muito importante para garantir e assegurar a eficiência do projeto. A participação deles se dá a partir de conteúdos específicos, vistos na disciplina de Fenômenos de Transporte”, explicam Janaina, Hellen e Ramon.

O projeto está sendo implantado no Centro de Educação Infantil Turma do Cebolinha, no município de Sangão. Para a diretora do CEI, Eliana de Souza Fontana, é um privilégio para a escola dispor de uma horta sustentável automatizada. A horta enriquecerá o aprendizado de 170 crianças (número atual de crianças matriculadas). “Com a horta, conteúdos que visam a sustentabilidade ficam cada vez mais fortalecidos em nossa escola”, avalia Eliana.

No dia 25 de novembro, um sábado, os acadêmicos e os professores envolvidos visitaram a escola para conhecer o espaço que será construída a horta e realizar algumas medições necessárias para a viabilização dos materiais para a automação. A execução da obra está marcada para o início de fevereiro (antes do retorno das aulas).

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa Satc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo