Educação

Acadêmicos desenvolvem bancada didática que simula terremoto

A ideia é facilitar a compreensão dos alunos de Engenharia Mecânica da faculdade Satc nas complexidades da disciplina de vibrações.

Utilizando a didática pedagógica, dois acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da faculdade Satc criaram o protótipo de um edifício que simula um terremoto, mostrando os grandes problemas vibratórios causados pelo fenômeno natural. A ideia da bancada didática é facilitar a compreensão dos alunos e materializar a teoria da disciplina de vibrações e acústica.

O experimento foi desenvolvido no Laboratório de Vibrações e Tribologia (LAVITRI) complementando os conceitos aprendidos em sala de aula. “Trabalhamos aqui uma forma de concretizar o assunto. Como não temos um edifício aqui na Satc para testarmos os sistemas e o terremoto, nós realizamos um projeto que visualize isso”, relata o acadêmico que integrou o projeto, Victor da Silva Cancelier.

Dengo Produtos de Limpeza
Colinas Chocolatteria
Posto Bravo
Sabor D,Italia
Star Seguros
Maderonchi

O protótipo possui a base do prédio, um motor com a redução do impacto que estaria desbalanceado para simular o terremoto e o prédio iria vibrar e cairia. “O que nós fizemos foi adaptar um segundo andar, ele tem a função de absorver e retirar a vibração da parte de baixo que sustenta o prédio e assim ele não vai cair”, informa Cancelier.

Para o acadêmico que fez parte do projeto, Lucas Januário da Silva, o desenvolvimento do projeto faz com que possam conviver com a engenharia de verdade. “Conseguimos ver na prática toda a teoria de sala de aula e olhamos a engenharia com outros olhos. Meu diferencial está em todo o aprendizado que adquiro aqui no laboratório”, frisa.

Foram desenvolvidas 10 bancadas para serem utilizada nas aulas. “A ideia é que o aluno desperte à vontade, o querer trabalhar e descobrir como funciona este fenômeno através da bancada idealizada. Apenas em um exercício conseguimos visualizar toda nossa engenharia e a sua aplicação”, ressalta Cancelier.

Exemplo práticos

Para o professor Elvys Isaias Mercado Curi, a teoria precisa ser vista de uma forma real, se não apenas parece um cálculo grande e sem sentido. “Poder acompanhar um cálculo com algum sentido de ordem prática é necessário que se coloque um exemplo e o melhor exemplo é a alta engenharia”, salienta.

 Curi ressalta que o projeto foi executado e consegue garantir que o prédio neste caso não vá cair. “ Podemos salvar vidas, Nossa missão é essa, fazer engenharia resolvendo problemas de ordem real”.

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa Satc

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo