Após uma sexta-feira (28) marcada por temporais, o sábado (29) será de tempo firme e as instabilidades retornam entre o domingo (30) e a segunda-feira (01/12).
A sexta-feira (28) começou com temporais isolados entre o Planalto e Litoral Sul e a Grande Florianópolis. No decorrer do dia, a disponibilidade de calor, umidade e instabilidades na atmosfera, favorece a formação de temporais com raios, granizo, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa no centro-leste de SC, especialmente nas áreas litorâneas, incluindo o Litoral Sul, Grd. Florianópolis e Planalto Sul entre o período da manhã e início/meio da tarde e o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte entre o meio/final da tarde e início da noite.
Entre o Meio-Oeste, Oeste e Extremo Oeste, a instabilidade é mais irregular e isolada, mas também há condições para temporais isolados ao longo da tarde e início da noite.
Conforme a Defesa Civil, no sábado (29), o tempo volta a ficar firme no estado, com predomínio de sol no decorrer do dia. A passagem de uma frente fria pela costa, no entanto, ainda favorece aumento de nuvens entre a madrugada e manhã ao longo do Litoral, além da mudança dos ventos para o quadrante sul que deve apresentar rajadas próximas dos 40 km/h.
No domingo (30), o aquecimento somado ao avanço de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera volta a favorecer a formação de temporais isolados por todas as regiões do estado, entre a tarde e a noite.
Já entre a segunda (01) e terça-feira (02/12), o processo de formação de uma nova frente fria associada a um Ciclone Extratropical na costa do RS mantém o tempo instável em todas regiões de SC, com a ocorrência de chuva pontualmente intensa e temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo ocasional.
Redação












