Ação mira organização criminosa suspeita de fraudes contra a Caixa Econômica Federal que já causaram prejuízo superior a R$ 800 mil.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (02/10), a Operação Velhaco, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes contra a Caixa Econômica Federal, por meio da obtenção de empréstimos mediante uso de documentos falsos.
Na ação desta quinta, foram cumpridos três mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão, nos estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Goiás e Santa Catarina. Entre eles, um mandado de apreensão foi cumprido em Forquilhinha.
As investigações começaram a partir de denúncias apresentadas pela instituição financeira sobre a contratação irregular de empréstimos consignados em nome de terceiros, utilizando documentação adulterada. Segundo a PF, após o recebimento dos valores, os integrantes do grupo criminoso pulverizavam o dinheiro em outras contas bancárias. O prejuízo causado já ultrapassa R$ 800 mil.
As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína/TO. Os indiciados poderão responder pelos crimes de falsificação de documento público, estelionato agravado, pertencimento a organização criminosa e lavagem de capitais.
Redação – Imprensa PF












