FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Tempo

Primavera começa com queda de temperatura, ventos fortes e retorno da instabilidade

Primavera

Massa de ar seco e frio avança pelo estado, derruba temperaturas e mantém risco para agitação marítima e alagamentos costeiros.

Depois de um fim de semana marcado por instabilidade em Santa Catarina, o tempo firme começou a se estabelecer a partir dessa segunda-feira, 22, primeiro dia de primavera. O afastamento da frente fria deu lugar a uma massa de ar seco e frio, que provocou queda acentuada nas temperaturas e melhora nas condições do tempo. A nova estação começou oficialmente às 15h19 (horário de Brasília).

A queda de temperatura foi sentida principalmente durante a noite e a manhã desta terça-feira, 23. Neste período, as mínimas variaram de 5°C a 10°C no Grande Oeste e Planaltos, menores nos pontos mais altos da Serra, enquanto no Litoral ficaram entre 10°C e 15°C.

Maderonchi
Coopera
Credisol
Contape
Net Lider

A partir da quarta-feira, 24, a circulação marítima mantém chance de chuva fraca nos extremos do dia no Litoral. Já no fim de semana, uma nova frente fria se aproxima do estado, voltando a trazer instabilidade, especialmente no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Ocorrências

A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina já vinha emitindo alertas diante das condições de tempo severo previstas para o fim de semana, previsão que se confirmou com os temporais intensos registrados no Oeste. A equipe de meteorologistas do órgão realiza monitoramento 24 horas por dia, emitindo avisos em tempo real, enquanto as coordenadorias regionais acompanham de perto a situação nas cidades afetadas. Técnicos e agentes estão em campo avaliando os estragos e verificando a necessidade de apoio e assistência humanitária às famílias atingidas.

Até o meio-dia desta segunda-feira, 25 municípios catarinenses haviam registrado danos relacionados a chuvas intensas, queda de granizo e vendavais. Três deles – Barra Bonita, Entre Rios e Rio Negrinho – já decretaram situação de emergência e estão recebendo itens de assistência humanitária. Outros quatro municípios avaliam a necessidade de também emitir decreto diante dos prejuízos.

Previsão Primavera 2025

A primavera começou às 15h19 desta segunda-feira, no dia 22 de setembro e se estende até 21 de dezembro. A nova estação marca o retorno das chuvas frequentes e volumosas, o que aumenta naturalmente o risco de temporais.

De acordo com a previsão do 232º Fórum Climático Catarinense, que contou com a participação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), as ocorrências de precipitações começam a diminuir em outubro e novembro, com expectativa de volumes abaixo da média, sobretudo no Grande Oeste. Os fenômenos El Niño e La Niña seguem inativos nos próximos meses, sem atingir os parâmetros necessários para configuração.

Em relação às temperaturas, a tendência é de valores próximos da normalidade. As tardes devem ser mais quentes em comparação ao inverno, enquanto as manhãs ainda podem registrar condições amenas. Não estão descartados episódios de frio fora de época e, principalmente no Grande Oeste, podem ocorrer dias de calor acima da média em função de períodos mais secos.

Redação – Imprensa Defesa Civil SC


Marka final pauta
Coopera Rodapé 02

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo