Iniciativa busca valorizar a cultura urbana, garantir segurança e incentivar a juventude no esporte.
A Câmara Municipal de Forquilhinha aprovou o Projeto de Lei nº 024/2025, de autoria do vereador Célio Alves Elias (PT), que reconhece oficialmente o ‘grau’ de bicicleta como prática esportiva urbana e expressão cultural no município.
A proposta define o ‘grau’ de bicicleta como a realização de manobras, acrobacias, controle de movimento e equilíbrio sobre duas rodas. A modalidade, cada vez mais praticada por jovens e adolescentes, passa a ser reconhecida como esporte, devendo contar com espaços públicos adequados para sua realização, com estrutura de pista ou área pavimentada, iluminação e sinalização que garanta a segurança de praticantes e espectadores.
Entre os objetivos da lei estão:
- Promover o esporte entre jovens e adolescentes;
- Valorizar a cultura urbana local;
- Reduzir o uso inadequado de vias públicas para a prática da modalidade.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Célio Alves Elias (PT), a regulamentação representa um passo importante de inclusão social e estímulo ao esporte e ao lazer. “Com essa iniciativa de transformar o ‘grau’ de bicicleta em um esporte nós estaremos cuidando dessas crianças, retirando-as do vetor da criminalidade. Forquilhinha dá um exemplo ao reconhecer essa prática, que já faz parte da realidade de muitos jovens, mas que precisa ser valorizada e realizada em condições seguras”, destacou.
O Poder Executivo terá 90 dias, a partir da publicação da lei, para regulamentar a iniciativa e definir o espaço público destinado à prática.
Redação – Mariana Martins












