FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Conheça os vereadores mirins de Forquilhinha

Vereadores

Estudantes assumem compromisso de representar suas escolas; vereadores aprovam projetos voltados à habitação e mobilidade.

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha apresentou, na noite desta segunda-feira (8), durante a 31ª Sessão Ordinária, os novos vereadores mirins do município. Os estudantes, eleitos em escolas estaduais, foram recebidos em plenário e oficialmente apresentados pelos parlamentares, em um momento de incentivo à participação política dos jovens.

A Mesa Diretora dos vereadores mirins é formada pela presidente Maria Catarina Forgiarini Fukushima (14 anos, Escola Luiz Tramontin), vice-presidente Dafhany Amanda Machado dos Santos (15 anos, Escola Natálio Vassoler), 1ª secretária Rafaela Borges Marques (14 anos, Escola Aloysius Back) e 2ª secretária Ana Luiza Duzioni da Silva (13 anos, Escola Ângelo Izé).

Contape
Net Lider
Maderonchi
Coopera
Credisol

Também compõem a legislatura mirim os vereadores Elaine Soares de Souza, Gabriel Américo Correia, Gabriely de Deus Souza, Mayara Pagani Ronconi e Mirela Lino Dondossola.

Na suplência, foram diplomados Emanuel Victor Guerreiro Bombazar Kjellin (14 anos, Escola Aloysius Back), João Juan Pereira Roza (15 anos, Escola Luiz Tramontin) e Murilo Monteiro Eller (14 anos, Escola Ângelo Izé).

O presidente da Câmara, vereador Célio Alves Elias (PT), destacou a importância do projeto. “O Projeto Cidadania é de grande importância, pois graças a ele possuímos o Projeto Vereador Mirim em nosso município. Agradecemos todo o empenho de cada escola estadual, todas as etapas do Projeto, e também a vocês, que se inscreveram para exercer o papel de vereadores e vereadoras mirins do nosso município”, disse.

A primeira sessão ordinária dos vereadores mirins está marcada para a próxima quinta-feira (11), às 14h, e será transmitida pelo canal oficial da Câmara de Vereadores de Forquilhinha no YouTube, permitindo que a população acompanhe as atividades dos jovens parlamentares desde o início de sua trajetória legislativa.

Matérias da sessão

Durante a sessão, além da apresentação dos vereadores mirins, o plenário aprovou importantes matérias legislativas. Entre elas, os Projetos de Lei PE nº 064/2025, 065/2025 e 066/2025, que tratam da cessão e doação de unidades habitacionais populares em áreas de interesse social, incluindo programas como “Lar é Vida – Forquilhinha para Todos” e “Casa Catarina”, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social.

Também foram aprovados os Projetos de Lei PE nº 070/2025 e 071/2025, que alteram e revogam legislações municipais vigentes, e o Projeto de Lei PE nº 078/2025, que autoriza a desafetação, permuta e alienação de áreas de terra, com destaque para o voto contrário do vereador Felipe Dordete (PP).

Entre outras aprovações, como as Indicações nº 113, 114 e 115, a Câmara reconheceu, por meio do Projeto de Lei PL nº 024/2025, o “Grau de Bicicleta” como prática esportiva no município. Já o Requerimento nº 018/2025, de autoria da vereadora Laísa da Silva Figueredo (PSDB), solicita a construção de uma rótula urbana entre as rodovias Gabriel Arns e Josephina Lodetti Vassoler, no bairro Vila Franca, reforçando o compromisso da Casa com a mobilidade e segurança viária.

Redação – Natasha Monteiro


Marka final pauta
Coopera Rodapé 03

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo