A Câmara de Forquilhinha aprovou, na sessão ordinária da segunda-feira (4), a Indicação nº 106/2025, do vereador Anderson Coral Fagundes (PSDB), que propõe uma Unidade Móvel Animal para atendimento veterinário itinerante e castração de cães e gatos de rua. A proposta busca levar serviços de saúde animal a bairros mais afastados, facilitando o acesso da população e contribuindo com o controle populacional e o bem-estar dos animais em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o texto aprovado, a Unidade Móvel deve atuar em frentes como castrações gratuitas e regulares, atendimento básico e emergencial a animais abandonados, campanhas educativas sobre adoção, vacinação e posse responsável, atuação com calendário fixo em diferentes regiões do município.
O vereador Anderson Coral Fagundes (PSDB) comentou que a realidade que estamos vivendo em nosso município, em relação à causa animal é muito triste. Segundo o vereador, existem animais abandonados, muitas vezes doentes nas ruas e famílias que não tem condições de dar uma qualidade de vida aos seus animais. “O objetivo dessa Unidade é fornecer castrações gratuitas e contínuas, atendimentos básicos com veterinários e ações educativas para conscientizar a população sobre os nossos animais. Não se trata de cuidar apenas de cães e gatos, mas sim da saúde pública de Forquilhinha”, destacou.
O vereador Felipe Dordete (PP) também fez o uso da tribuna. “Já fizemos muitas indicações em relação a esse tema, nós estamos recebendo muitas verbas para castrações, mas precisamos ir mais além para solucionar esse problema que afeta todos os bairros do nosso município”, ressaltou.
“Esse carro itinerante já foi solicitado pelo Poder Executivo, estamos com uma grande preocupação em relação aos animais abandonados. Já se tornou uma calamidade pública”, disse a vereadora Ivone Minatto (PSD) durante a sua fala na tribuna.
Redação – Mariana Martins












