FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Projeto Vereador Mirim volta às escolas de Forquilhinha em 2025

Câmara Vereador

Programa da Câmara incentiva a participação política e a cidadania entre alunos do 8º e 9º ano das escolas estaduais.

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha retoma, em agosto, o Projeto Vereador Mirim, iniciativa que visa promover a cidadania e despertar o interesse dos jovens pela política e pelo funcionamento do Poder Legislativo. Em 2025, o programa será realizado nas escolas estaduais do município, com a participação de alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 14 e 15 anos.

Dividido em nove etapas, o projeto começa com visitas técnicas às escolas participantes, onde os estudantes recebem uma formação sobre o que é política e conhecem os objetivos do programa. As atividades são conduzidas por representantes da Câmara Municipal ou instrutores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Maderonchi
Credisol
Coopera
Contape
Net Lider

Na sequência, acontecem as eleições internas nas escolas, que definem os representantes do projeto. Os estudantes eleitos como vereadores mirins participam de um ciclo de formação na sede da Câmara de Vereadores, com aulas práticas sobre oratória, o papel do vereador, a Constituição Federal, o funcionamento do Poder Legislativo e a elaboração de indicações e projetos.

O cronograma inclui ainda um seminário regional com vereadores mirins da região da AMREC e a eleição da mesa diretora mirim. A posse dos eleitos ocorre durante uma sessão solene da Câmara, com a presença da comunidade escolar. A partir de então, os jovens iniciam sua participação nas sessões legislativas mirins, realizadas semanalmente.

Um dos pontos altos do programa é o Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. A atividade proporciona uma vivência ampliada da atuação parlamentar e encerra o ciclo de atividades, que segue até o mês de outubro.

A coordenadora do Programa Cidadania da Câmara de Vereadores, Mariana Colonetti, destaca a importância do projeto como ferramenta de transformação social. “O Vereador Mirim é muito mais do que um programa educativo. Ele transforma a visão dos jovens sobre o papel do cidadão na sociedade e contribui para o desenvolvimento de uma geração mais consciente, participativa e preparada para os desafios do futuro”, afirma Mariana.

O presidente da Câmara de Vereadores, Célio Elias, também ressalta o impacto positivo da iniciativa. “Temos muito orgulho de retomar esse projeto, que já revelou muitos talentos e despertou vocações políticas entre os nossos jovens. É gratificante ver estudantes se envolvendo com responsabilidade e interesse pela vida pública, algo essencial para o fortalecimento da nossa democracia”, destaca Célio.

Redação – Natasha Monteiro


Marka final pauta
Coopera Rodapé 07

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo