FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Vício em jogos de azar: Forquilhinha contará com programa de assistência às pessoas com transtorno

Jogos de azar
Imagem de Nyoman Suartawan por Pixabay

Proposta da vereadora Laísa Figueredo busca oferecer apoio psicológico e social para quem sofre com a ludopatia no município.

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou nesta segunda-feira (23), o Projeto de Lei nº 016/2025, de autoria da vereadora Laísa da Silva Figueredo (PSDB), que cria o Programa Municipal de Assistência às Pessoas com Ludopatia, voltado ao atendimento e apoio de pessoas com transtorno relacionado ao vício em jogos de azar.

O projeto tem como objetivo oferecer suporte psicológico, social e educativo, além de atuar na prevenção e conscientização da população sobre os riscos da dependência causada pelos jogos — sejam eles virtuais ou presenciais. “A ludopatia é uma realidade silenciosa, que causa não só danos financeiros, mas também sofrimento psicológico e desestruturação familiar. Precisamos agir com políticas públicas efetivas para acolher essas pessoas e suas famílias”, reforça a vereadora.

Coopera
Contape
Credisol
Net Lider
Maderonchi

O texto considera como ludopatia o transtorno comportamental caracterizado pela incapacidade de controlar os impulsos relacionados aos jogos de azar, reconhecendo que essa prática gera impactos sérios à saúde mental, física, financeira e social do indivíduo.

O programa deverá envolver ações conjuntas das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, com foco em:

  • Identificação e tratamento de pessoas com ludopatia;
  • Atendimento psicológico e suporte social;
  • Campanhas educativas para prevenção e conscientização;
  • Atuação nas escolas, com ações específicas voltadas a crianças e adolescentes;
  • Reinserção social dos afetados, com apoio também às famílias.

“É uma questão de saúde pública. Precisamos encarar o vício em jogos com a mesma seriedade que tratamos de qualquer outro transtorno compulsivo. O acolhimento, a informação e a prevenção fazem toda a diferença”, afirma Laísa.

O Executivo terá 60 dias para regulamentar a lei, definindo os detalhes operacionais do programa.

Redação – Natasha Monteiro


Marka final pauta
Coopera Rodapé 02

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo