Sessão da Câmara desta segunda (2) foi marcada por aprovações unânimes que envolvem infraestrutura, mobilidade urbana e atenção à pessoa com deficiência.
Com foco em acessibilidade, mobilidade urbana e inclusão social, os vereadores de Forquilhinha aprovaram por unanimidade uma série de propostas durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada nesta segunda-feira (2). Entre os destaques estão pedidos de pavimentação, construção de ciclovias e a sugestão da criação de um Centro de Referência para Autistas e pessoas com múltiplas deficiências — ações que visam atender demandas antigas da comunidade e garantir mais qualidade de vida à população.
Durante o Pequeno Expediente na Câmara, foram lidos e encaminhados para análise das comissões permanentes os seguintes projetos:
- Projeto de Lei PE 036/2025 – Revoga dispositivo da Lei nº 2.464, de 18 de fevereiro de 2021, e dá outras providências.
- Projeto de Lei PE 037/2025 – Autoriza a doação de bens do Município ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
- Projeto de Lei PE 038/2025 – Revoga e altera artigos da Lei nº 2.202, de 22 de agosto de 2016.
- Projeto de Lei PL 014/2025 – Denomina “Rua Agenor Colonetti” a via pública mencionada no projeto.
Na Ordem do Dia, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei PE 034/2025, que autoriza a aquisição por doação, sem ônus ao Município, de bem imóvel que será utilizado em ações públicas de interesse coletivo. A proposta segue para sanção do Executivo.
Também foi aprovado o Requerimento nº 08/2025, que solicita à Coordenadoria Regional de Infraestrutura Sul (CRSUL) da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade a construção de uma ciclovia sobre a Rodovia Estadual Pedro Manoel da Silva (SC-446), no trecho entre a rótula da JBS, em Forquilhinha, até a rótula de acesso ao bairro Mãe Luzia, em Criciúma.
Indicações aprovadas
- Indicação nº 073/2025, de autoria da vereadora Laísa da Silva Figueiredo (PSDB), solicita a pavimentação asfáltica da Rua Carlota Arns Steiner, no bairro Centro.
- Indicação nº 074/2025, de autoria do vereador Anderson Coral Fagundes (PSDB), propõe a criação de um Centro de Referência Cidade dos Autistas e Múltiplas Deficiências, com estrutura para atendimento especializado a crianças, jovens e famílias.
- Indicação nº 075/2025, de autoria do vereador Célio Alves Elias (PT), pede a construção de uma ciclovia nas margens da Rua Reditário de Bona, no bairro Santa Cruz, até a conexão com a Rua Eugênio Silveira, no bairro Vila Lourdes.
- Indicação nº 076/2025, de autoria do vereador Edésio Fernando Loch (União Brasil), solicita a pavimentação asfáltica da Rodovia Municipal Linha Niehues, entre as comunidades de Sanga do Engenho e Barra da Sanga.
Redação – Natasha Monteiro












