FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Religião

Arcebispo forquilhinhense deverá participar do Conclave para eleição do novo Papa

Dom Leonardo Steiner arcebispo

Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21, a Igreja Católica precisará escolher um novo nome para o posto, por meio de um processo eleitoral chamado de Conclave. Entre os cardeais que participarão da eleição, em votação secreta, estará o forquilhinhense Dom Leonardo Ulrich Steiner, atual Arcebispo Metropolitano de Manaus.

Dom Leonardo é um dos sete cardeais brasileiros com menos de 80 anos aptos a votar na escolha do próximo Sumo Pontífice, em um processo que deve começar em até 20 dias após o falecimento de Francisco. O Cardeal reflete sobre a importância de continuidade e ao mesmo tempo da identidade própria que vem em cada novo papado.

Papa Francisco será recordado como um grande papa como um dos grandes papas que tivemos, nos últimos tempos. É claro, cada papa tem a sua o seu temperamento, cada papa tem a sua personalidade, cada um tem a sua marca e cada um dentro do seu jeito deixa também as suas marcas e a sua grande contribuição para a igreja.”

Maderonchi
Contape
Net Lider
Credisol
Coopera

Em 12 anos de pontificado, o papa Francisco realizou gestos que traduzem e reforçam suas mensagens para a Igreja Católica como importante instituição para as causas sociais, políticas e ambientais ao redor do planeta. Diante das questões bélicas entre nações ou em guerras civis (muitas delas motivadas por questões religiosas), o Arcebispo de Manaus lembra que Francisco dizia que, na verdade, as diversas religiões poderiam se unir para ser a solução desses conflitos.

Mas também, papa Francisco foi um homem de diálogo, diálogo com todas as religiões, sempre muito aberto, sempre ouvindo muito, mas sempre, de novo, insistindo que a religião é importante para a paz, para a fraternidade, mostrando que todas as religiões  podem dar a sua contribuição quanto a questão da paz e a fraternidade universal.”

O legado do papa Francisco inclui também várias mudanças internas dentro da instituição religiosa. dom Leonardo, cita uma delas.

“E, internamente, na igreja também, papa Francisco deixou um grande legado. A participação das mulheres na vida da igreja. Hoje nós temos a frente de Castério para vida consagrada uma religiosa, uma mulher. Nós temos no Governatorato da cidade de Santa Sé, temos uma mulher e essa percepção de que todos fazem parte da igreja e que cada um, cada uma pode dar a sua contribuição.”

Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar durante o Conclave.  Em todo o mundo, de acordo com o Vaticano, são 135, o número de Cardeais que compõem este grupo apto à votação que elegerá o próximo papa.

RedaçãoRádio Agência| Madson Euler e Joana Lima


Marka final pauta
Coopera Rodapé 06

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo