FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Coronavírus

SC tem melhor desempenho em ranking nacional de enfrentamento à pandemia

máscara coronavírus covid

Santa Catarina tem o melhor desempenho do Brasil no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O reconhecimento está no Ranking Covid-19 dos Estados, divulgado na semana passada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em reportagem do Broadcast da Agência Estado. SC avançou uma posição em relação à semana anterior, quando estava na vice-liderança.

Com uma nota 33% superior em relação ao Rio Grande do Sul, atual segundo colocado, Santa Catarina se consolida em uma avaliação que leva em conta nove indicadores: a proporção de casos confirmados, a evolução dos casos (em escala logarítmica) e o porcentual de mortalidade de Covid-19, conforme números do SUS. Também são analisados os mesmos indicadores para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), fornecidos pela Fiocruz, além do Índice de Transparência da Covid-19, da Open Knowledge Brasil, e de dados de isolamento social, do Google.

Na avaliação do governador Carlos Moisés, o desempenho do Estado é fruto de medidas tomadas ainda no começo da pandemia, no mês de março. Ele lembra que Santa Catarina foi uma das primeiras unidades da federação a adotar o isolamento social mais rígido, inclusive com a proibição do transporte coletivo. Serviços não essenciais foram fechados, e a retomada das atividades econômicas foi feita sempre com protocolos criados com o respaldo técnico e científico do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES).

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi

“Paralelamente a isso, atuamos também para estruturar a nossa rede hospitalar com ampliação de leitos de UTI. Todas as nossas decisões foram pautadas por critérios técnicos e científicos, o que nos permitiu salvar muitas vidas. Desde o início da pandemia, criamos mais de 500 novos leitos de UTI na rede SUS, o que garantiu ter uma taxa de ocupação controlada em nossos hospitais”, destaca o governador.

O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, salienta que o Estado hoje tem uma condição favorável em relação ao restante do país, com a menor taxa de letalidade entre os estados do Sul e Sudeste (1,48%). Ele também lembra que Santa Catarina já realizou mais de 45 mil testes, o que permite um controle mais eficaz da propagação da enfermidade.

“Para chegarmos a esses resultados, foi fundamental o apoio do cidadão catarinense. Também fizemos uma parceria muito forte com os municípios catarinenses. Sairemos da pandemia com uma rede hospitalar ainda mais forte, o que nos ajudará muito no futuro”, opina Motta Ribeiro.

Outra ação que auxiliou no bom desempenho de Santa Catarina, na avalição do secretário, foi o pagamento do teto para os hospitais filantrópicos, que respondem por 70% dos atendimentos SUS no Estado. Até o fim do ano, serão distribuídos R$ 276 milhões a essas unidades de saúde.

Sobre o ranking

O ranking da CLP foi criado para avaliar comparativamente como as ações dos Estados afetam nos números. Quanto maior a nota, pior é o desempenho. Além de Santa Catarina (1º) e do Rio Grande do Sul (2º), o Amapá aparece com o terceiro melhor quadro. Na outra ponta estão Roraima (25º), Rio de Janeiro (26º) e o Pará (27º).  A CLP também divulga todos os anos o ranking de competitividade dos Estados, que analisa uma série de índices das unidades da federação.

Redação – Leonardo Gorges

ranking clp 20200608 1052564595


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo