FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Como melhorar a saúde cardiovascular sem sair de casa

home fitness equipment 1840858 1920

A vacinação contra a COVID-19 está avançando no Brasil e em Santa Catarina, mas a recomendação ainda é de sair de casa apenas para atividades indispensáveis. Felizmente, já é possível fazer praticamente tudo dentro do lar!

Cuidar da saúde é uma das atividades que mais exigem a nossa atenção. As mortes por doenças cardiovasculares cresceram 132% no Brasil durante a pandemia, demonstrando que muitas pessoas passaram a negligenciar a saúde do coração e do sistema circulatório enquanto ficam em isolamento.

Exercícios físicos e boa alimentação são fundamentais para a nossa saúde cardiovascular e não podemos negligenciá-los mesmo em tempos de pandemia. Há quem prefira frequentar academias seguindo protocolos de segurança, mas há quem prefira se exercitar no conforto da própria casa.

Credisol
Maderonchi
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Se você quer cuidar da sua saúde cardiovascular sem sair de casa, confira algumas dicas importantes:

1. Capriche na alimentação

A alimentação ruim é uma das principais inimigas da saúde cardiovascular. Alimentos gordurosos formam placas que entopem as veias e levam a várias complicações e à morte.

Você deve comer principalmente alimentos leves e poucos gordurosos, impedindo assim a formação de tais placas. Veja se eles são ricos nas vitaminas B, C, D, E e K, consideradas as cinco mais importantes para a saúde do coração.

Lembre-se também de não exagerar no sal!

2. Faça exercícios físicos com regularidade

Mesmo dentro de casa, é possível fazer exercícios físicos com regularidade e manter a saúde de todo o corpo em alta.

Existem vários aplicativos que oferecem programas de semanas ou até de meses com exercícios que não precisam de nada além do próprio peso corporal. É possível também também adaptar pequenos equipamentos como barras e cordas.

Quem prefere os equipamentos mais clássicos também pode criar rotinas diárias e manter a saúde sem sair de casa. Por ser um exercício que acelera os batimentos cardíacos e estimula a circulação sanguínea, correr na esteira é um exemplo. Ela também ajuda a manter o peso e a criar resistência física.

3. Procure atividades relaxantes

O estresse é mais um grande inimigo da saúde cardiovascular. É normal estar sempre nervoso em tempos de pandemia, tanto pela preocupação de não pegar a doença, quando pela situação inusitada do confinamento.

Para combater o estresse e conseguir atingir a calma e a plenitude, nós recomendamos atividades relaxantes como meditação e yoga. Investir nos seus hobbies, não importa quais sejam, também é um jeito de passar o tempo e de ter maior felicidade durante tempos difíceis.

4. Evite o álcool e o cigarro

O cigarro é reconhecidamente uma das maiores causas de doenças cardiovasculares. Se você ainda fuma, converse com seu médico sobre o que ele pode te fazer para te ajudar a parar. Muitas outras áreas do corpo também são prejudicadas pelo tabagismo.

Consumir álcool em excesso também é muito prejudicial. Você pode continuar bebendo socialmente, é claro, mas evite os destilados e as doses muito elevadas das bebidas. Não transforme a diversão em problema!

Você não precisa sair de casa para seguir essas quatro medidas e elas certamente serão capazes de transformar a sua saúde cardiovascular!


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo