FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Procon de Criciúma inicia Operação “Preço Legal”

Operação preço legal Procon Criciúma

Fiscalização, orientação e pesquisa de preço serão realizadas até o Natal para coibir práticas abusivas.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Criciúma (Procon), realiza desde a última semana a Operação “Preço Legal”. O objetivo é verificar se há ou não o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e da lei específica que fala sobre a precificação, buscando evitar irregularidades durante as compras de Natal. A operação segue até o dia 24 de dezembro, finalizando com atendimento presencial aos consumidores na Praça Nereu Ramos.

“A principal reclamação dos consumidores é a falta de preço na vitrine. Serão fiscalizadas lojas dos shoppings e do comércio de rua. Existe uma lei federal e um decreto que regulamentam a afixação de preços e deve constar na vitrine o valor do produto à vista e a prazo, além de outras informações sobre a compra do produto, justamente para o consumidor ter todas as informações e avaliar se vale a pena ou não entrar na loja”, explica o coordenador do Procon, Gustavo Colle.

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

A operação contará com palestras educativas em empresas comerciais. “O bom relacionamento com o comércio local é muito importante. Por isso, decidimos fazer um cronograma de palestras para as empresas que têm dúvidas a respeito da relação de consumo e sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Essa relação vai evitar que os consumidores sejam lesados, pois, muitas vezes, é a falta de informação do empresário e não a má fé que acaba gerando o conflito”, pondera.

Comparação e divulgação de pesquisa de preços

Outra ação positiva realizada pelo Procon de Criciúma na operação, será a divulgação de pesquisas de preço de produtos com maior rotatividade no comércio a título de comparação até o Natal. “A pesquisa vai ajudar os consumidores a comparar o preço de um produto semanalmente até o momento da compra no Natal, assim saberá se o desconto dado é real ou se houve supervalorização do produto”, exemplifica o coordenador.

Fiscalização e infrações

A operação teve início na última quarta-feira, 7, nos shoppings da cidade e se estenderá às lojas de rua de Criciúma. Nos três primeiros dias, os fiscais do Procon lavraram 13 autos de infração e 19 autos de constatação. “As constatações foram em lojas que recém iniciaram as atividades e ainda não receberam uma visita do Procon. Foi dado um prazo de 10 dias para regularização. Já as infrações foram de lojas que já haviam sido orientadas pelo Procon e desrespeitaram o Código de Defesa do Consumidor ou à lei da precificação. Com essa autuação, a empresa tem um prazo de apresentação de defesa, podendo chegar a aplicação de uma multa”, afirma.

Denuncie

O Procon de Criciúma alerta que o consumidor deve denunciar as lojas que não cumprem a lei. “As pessoas devem nos ajudar na fiscalização, denunciando através do telefone 151 os eventuais fornecedores que estão descumprindo a norma sobre precificação”, finaliza.

Dicas

  • Preços divergentes: em caso de diferença entre os preços de um mesmo produto, prevalecerá o de menor preço.
  • Promoção: deve-se usar etiqueta com a palavra ‘promoção’, de modo a diferenciar os produtos promocionais, constando de forma clara o preço não promocional e promocional (pode-se utilizar “de/por”) e o prazo de validade.
  • Leitor óptico: os fornecedores deverão disponibilizar equipamentos de leitura óptica em perfeito estado de funcionamento para consulta de preços, e uma distância de 15 metros entre o produto e o leitor óptico mais próximo.
  • Direito à informação clara e precisa: todo produto ou serviço exposto à venda deve estar com o preço afixado de forma visível e de fácil feitura
  • Nota Fiscal: sempre exija e guarde a nota fiscal, pois ela é sua maior garantia. Guarde também cópias de contratos, recibos e canhotos de entrega.
Francine Ferreira – Diretoria de Comunicação de Criciúma


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo