FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Aeronaves Arcanjo terão aparelhos de ultrassom portátil

blumenau arcanjo 3 20160316 1630044125

A partir da próxima semana, Santa Catarina vai contar com mais um aliado para salvar a vida de pessoas acidentadas ou vítimas de traumas. É o equipamento de ultrassom portátil, que será disponibilizado para uso dos médicos nas aeronaves Arcanjo 01 e 03, do Corpo de Bombeiros Militar e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Os helicópteros atuam em casos graves, em que as vítimas precisam de intervenção médica e transporte rápido até uma unidade hospitalar. Nesse caso, os diagnósticos de lesões internas auxiliam na rápida ação dos médicos, já no local do acidente. Outro benefício é que ao chegar ao hospital, a equipe já vai ter um diagnóstico mais preciso da condição do paciente, agilizando algum procedimento cirúrgico que seja necessário. Por isso, os equipamentos de ultrassom podem fazer a diferença na manutenção da vida, estabilização e recuperação dos pacientes.

Com a operacionalização dos equipamentos de ultrassonografia, prevista já para essa próxima segunda-feira, Santa Catarina torna-se o único estado brasileiro a utilizar este tipo de aparelho em uma unidade aeromédica, para diagnóstico das vítimas de traumas, no local dos acidentes.

Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

A equipe do Samu, composta por 17 médicos que atuam nas aeronaves, será treinada neste sábado, 24, para começar a operar os aparelhos de ultrassom.

Ultrassom

O ultrassom é um equipamento usado no diagnóstico médico que usa a emissão de ondas em determinadas frequências formando uma imagem de órgãos e estruturas internas do corpo humano. Seu uso na emergência e nas enfermarias brasileiras ainda é pequeno, considerando que era um equipamento de grandes dimensões e que exigia um profissional especializado para a operação e interpretação do exame.

Com o avanço das tecnologias foi possível ter aparelhos menores e mais baratos. O ultrassom pode ser usado, por exemplo, para a detecção de hemorragia interna na cavidade abdominal e para guiar o acesso venoso (periférico e central).

Francine Ferreira – Suelen Costa


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo