FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Radar meteorológico Sul é transportado para Araranguá

radar

O radar meteorológico sul segue para seu destino final. Nesta segunda-feira, 29, técnicos da Defesa Civil SC vão transportar o equipamento até a base no Morro dos Conventos, em Araranguá. Apesar de ter um peso aproximado de 4 toneladas, o transporte é simples, já que o radar foi feito para ser deslocado. Para realizar esta tarefa a equipe usará uma camioneta F-4000.

A montagem do radar está prevista para o início da tarde. E, após os ajustes no equipamento, no mesmo dia ele já estará gerando imagens meteorológicas. O alcance é entre 100 e 150 km, ou seja, 52 municípios cobertos pelo produto. O investimento no Radar Sul (Araranguá) é de R$ 3,4 milhões. Os recursos são do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil.

A data prevista de inauguração é 22 de fevereiro deste ano. Porém, ainda será confirmada pelo governador. O radar do Sul possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). O radar está numa carreta reboque de 2, 63 m de largura e 5, 64 m de comprimento. A altura da base até o topo da radome (equipamento que protege a antena) é de 3, 50 m. Em casos extremos, ele poderá ser deslocado para qualquer região do Estado.

Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider

Com os radares do Vale (Lontras), Oeste (Chapecó), Santa Catarina passa a ter 100% de cobertura meteorológica. Fato único para o Estado. O Gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil , Frederico Rudorff resume a utilização dos radares. “As imagens produzidas pelos equipamentos dão suporte aos meteorologistas preverem as condições do tempo em curto prazo, e a Defesa Civil SC gerar os alertas”, sintetiza.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, também comenta sobre o fato. “Seremos o único Estado do país com cobertura plena de radares meteorológicos. Isso é um marco para nós da secretaria porque possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre”, comenta Moratelli.

Francine Ferreira – Leneza Della Krás


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo