FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Fiscalização

Vigilância Sanitária de Criciúma fiscaliza venda de óculos de sol

oculos

Produtos irregulares, sem proteção contra os raios ultravioletas (UV), podem gerar doenças aos moradores

Com objetivo de garantir a saúde dos moradores, profissionais da Vigilância Sanitária de Criciúma iniciaram nesta terça-feira, 3, um trabalho de fiscalização de estabelecimentos que comercializam óculos de sol. A medida atende a lei estadual nº 16.583, de 15 de janeiro de 2015, que dispõe sobre comercialização de produtos ópticos em Santa Catarina.

Conforme a fiscal da Vigilância Sanitária de Criciúma, Andréia Bertoncini Pereira, no decorrer do mês, serão realizadas visitas em estabelecimentos para verificar se os produtos ópticos comercializados estão de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

“Óculos escuros sem a proteção contra os raios ultravioletas (UV) podem causar efeitos nocivos aos moradores. Os nossos olhos possuem mecanismos naturais contra a luz, como contração da pupila e cerrar das pálpebras. Quando utilizamos os óculos de sol, os olhos relaxam e, consequentemente, absorvem os raios ultravioletas”, explica a fiscal.

O uso de óculos de sol sem proteção adequada pode causar doenças a longo prazo. “A pessoa pode desenvolver a catarata. Apenas em 2016, foram realizadas mais de 400 mil cirurgias de cataratas pelo SUS”, destaca Andréia.

A Vigilância Sanitária de Criciúma determinará um prazo para os estabelecimentos regularizarem os produtos ópticos comercializados. O órgão poderá emitir advertências e realizar apreensões de itens irregulares.

Francine Ferreira – Ana de Mattia


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo