FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

2018: um ano de muito trabalho na Câmara de Vereadores de Forquilhinha

Plenario Vereadores

Um dos principais objetivos foi aproximar o legislativo da comunidade.

2018 foi um ano de muito trabalho na Câmara de Vereadores de Forquilhinha. E esta tem sido uma das legislaturas mais atuantes, desde a implantação do município em 1989. Inúmeros projetos, homenagens e discussões relevantes estiveram em pauta diariamente no legislativo. Um dos principais pontos levantados pelos vereadores foi a aproximação da comunidade com a casa, e isto foi possível comprovar nas participações dos moradores nas sessões semanais, nos eventos e pelas redes sociais.

“Desde o início, tínhamos como intenção abrir a Câmara para as comunidades, chamá-las a participar das nossas atividades e ao mesmo tempo colaborar para que as ações necessárias, principalmente aquelas elencadas como prioritárias, fossem realizadas nos bairros. Percebemos que em algum momento de 2018 quase todas as comunidades nos procuraram para construir algum projeto ou atender alguma demanda local. E fizemos vários encaminhamentos para solucionar o que nos foi trazido”, explicou Maciel da Soler, presidente do legislativo.

Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider

Fachada Câmara

Canais de comunicação

Hoje, a população de Forquilhinha tem diversos meios para buscar informações sobre o trabalho dos vereadores da cidade. Além de acompanhar na própria sede do legislativo as sessões realizadas todas as segundas-feiras, às 18h30min, também é possível assistir as transmissões ao vivo pelo Facebook.

Aliás, iniciativa desta legislatura, que está atenta aos avanços da internet, onde milhares de pessoas podem ter acesso ao Poder Legislativo e de qualquer lugar. Sem esquecer do site, onde são publicadas todas as informações e os projetos em tramitação na Câmara. A população pode dar sugestões aos vereadores também pelo e-mail: ouvidoria@camaraforquilhinha.sc.gov.br.

Homenagens no Legislativo

Os vereadores fizeram questão de propor Sessões Solenes durante 2018 para homenagear entidades que fizeram um trabalho diferenciado no município, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento e divulgação da cidade por outras regiões do país.

No dia 03 de abril, a Câmara de Vereadores realizou uma Sessão Solene para homenagear o 4º Grupo de Bombeiros Militar e também a Associação dos Bombeiros Comunitários de Forquilhinha. A iniciativa, que teve a autoria do vereador Célio Elias (PT) e foi aprovada por todos os vereadores, foi uma forma reconhecer e agradecer pelos trabalhos realizados durante 16 anos no município.

Bombeiros

Em maio, o legislativo fez uma homenagem aos 27 anos da Associação dos Clubes de Mães de Forquilhinha. Todas as ex-presidentes e ex-vice-presidentes, além da atual presidência, foram lembradas e homenageadas pelo tempo que se dedicaram, voluntariamente, à entidade. Uma iniciativa do vereador Juares de Oliveira (PP).

Clube de Maes

Já no mês de junho, a Câmara fez uma homenagem aos 50 anos de história da Unesc, Universidade do Extremo Sul Catarinense. A iniciativa do vereador Juliano Arns (PDT) foi uma forma de reconhecer o trabalho da instituição, como um dos mais importantes polos de produção do conhecimento e de formação de milhares de pessoas.

Unesc

No mês seguinte, o vereador Maciel da Soler (MDB), apoiado por todos os vereadores, fez uma homenagem aos 100 anos do Canto Coral no município de Forquilhinha.  A Sessão Solene fez um resgate desta trajetória de um século e contou com a participação do Coral Sagrado Coração de Jesus.

100 anos canto Coral

Também por sugestão do presidente da casa, em agosto a homenagem foi ao Movimento Lareira pelos 40 anos de trabalho junto às famílias do município.

Lareira

O Grupo de Oração Exército da Salvação – da Renovação Carismática Católica – também recebeu reconhecimento do legislativo, por inciativa do vereador Adenor Pola (PP). A Sessão foi realizada no dia 30 de novembro.

Grupo Exército da Salavação

E para fechar o ano com chave de ouro, uma homenagem mais que merecida. No dia 19 de dezembro, os Franciscanos, que vão deixar a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, receberam uma homenagem em reconhecimento a fundamental atuação na cidade, desde 1941. Uma homenagem que teve iniciativa do vereador Maciel da Soler, mas que foi assinada por todos.

Comunidade

Moções de Aplauso e congratulações 

Outras homenagens foram realizadas, por meio de Moções de Aplausos e Congratulações. Receberam a honraria: o Major Giovani Constanza, na época comandante da PM de Forquilhinha, Rádio Onda Jovem, pela passagem dos 10 anos de fundação, Cia de Dança Academia Bella Forma, Sindicados dos Bancários e Financiários de Criciúma e Região, a servidora do Judiciário Anaira Possoli Zapelini, Clube San Rafalel, Centro de Tradições Gaúchas Tio Chico, Miriam Beckauser, Grupo Marca dos Pampas e o Grupo Forquilhinha, pela passagem dos 60 anos.

As Moções, propostas pelos vereadores, é uma forma de reconhecimento do trabalho e de valorizar cidadãos e entidades que ajudam a propagar e fortalecer o nome de Forquilhinha por onde passam.

Oportunidades aos suplentes

O ano de 2018 também foi de oportunidades aos suplentes, que puderam assumir cadeiras no legislativo e participar de debates importantes para a cidade, além de trazerem proposições para casa, pensando em melhorias para as comunidades. Passaram pela Câmara de Vereadores neste ano, os suplentes: Idelci Rampinelli, Inésio Scussel, Hildo Gonçalves, Vanderlei de Jesus, Clênio Ricken, Joelson Monteiro, Robertino de Souza, Edi José Gonçalves, Leandro Fenilli e Patrícia Alves Zilli.

Projetos de Lei

Os vereadores também fizeram muitas indicações e requerimentos neste ano de 2018, apresentando pedidos à Administração Municipal, Governo do Estado e União. Foram aproximadamente 200 proposições. Além disso, foram dezenas de projeto de lei com sugestões importantes para a cidade.

Os vereadores também avaliaram com muito empenho e discutiram os projetos encaminhados pelo Poder Executivo, fazendo relevantes sugestões de emendas que contribuíram com a proposta inicial. Foram debates saudáveis, e que sempre levaram em conta o bem estar da população e a responsabilidade com as causas do município.

Participação nos assuntos da comunidade

A sede da Câmara de Forquilhinha foi palco de vários debates durante este ano de 2018. Em pauta, assuntos como a cobrança da taxa do serviço de esgotamento sanitário, implantado neste ano em seis bairros da cidade. Uma audiência pública foi realizada, por meio de uma iniciativa da casa, e a população lotou o auditório.  O encontro motivou o adiamento da cobrança, que estava prevista para metade deste ano.

debates

Um outro assunto que também foi debatido na Câmara foi a situação de estudantes de Forquilhinha matriculados em escolas criciumenses. Os vereadores se envolveram e acompanharam de perto a resolução deste problema. Pode se destacar ainda a participação do legislativo na pauta dos cães de ruas, que trazem transtornos para o serviço de entrega dos Correios, além de ser um problema de saúde pública. Muitos outros debates foram acompanhados pelos vereadores, mostrando compromisso e responsabilidade com a população forquilhinhense.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo