FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Oportunidade de estágio remunerado no exterior é tema de palestra

Encontro gratuito ocorre nesta segunda-feira, dia 5, na Acic.

É fato que experiências internacionais somam muitos pontos num bom currículo profissional. Num mundo cada vez mais competitivo, ter diferenciais como este pode ser fator decisivo para se conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Com este foco, Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe) traz a Criciúma, nesta segunda-feira, dia 15, um encontro que vai unir faculdades, estudantes e empresários para disseminar na região a importância das trocas culturais entre pessoas de diferentes países dentro do ambiente corporativo. O evento, que conta com o apoio da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e da UNQ Import Export, ocorrerá na sede da Acic, às 15 horas, e é aberto ao público.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider

O objetivo é apresentar o programa International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (Iaeste) – ou, em bom português, Associação Internacional para o Intercâmbio de Estudantes para Experiências Técnicas. Na prática, através do Iaeste, a Abipe disponibiliza vagas de estágio remunerado para alunos de universidades (graduação ou pós) em países de todos os continentes. O programa funciona como uma troca de vagas. Para cada estrangeiro aceito para estágio no Brasil, um brasileiro tem a mesma oportunidade lá fora.

“Este intercâmbio proporciona duas ótimas oportunidades: a primeira é a ida de um estudante daqui, que vai trazer novos conhecimentos e aprendizados. E a segunda, a inserção de um estagiário de fora numa empresa brasileira, o que possibilita a convivência de membros de uma equipe inteira com alguém com idioma e cultura diferentes”, explica o diretor da UNQ, Renato Barata Gomes, um dos responsáveis pela vinda da Abipe à Criciúma.

A diretora do Iaeste, Paula Semer Prado, que estará em Criciúma no dia 15, reforça: “Esta troca de cultura e de conhecimentos é fundamental para ampliar a visão, abrir os horizontes e as possibilidades, conhecer outras práticas, ter novas perspectivas. Sem falar na importância de se praticar outro idioma”.

Na região, as faculdades Satc e Esucri já aderiram ao programa. Apenas estudantes das faculdades que são parceiras podem se inscrever para estágios. Porém, todas as instituições podem solicitar ingresso. “As universidades e empresários locais são essenciais para a implementação do programa na região”, conta Nayara Lopes, diretora de mobilidade internacional da CI Experience, que também participará do evento. Ela ainda explica que empresas de qualquer porte podem receber estagiários.

“Os estagiários estrangeiros também se enquadram na mesma Lei de Estágio Nacional. E receber um estrangeiro é muito similar a receber um brasileiro no que diz respeito a obrigações e custos para o empresário. Espera-se que a empresa elabore um plano de atividades, designe um orientador e ofereça bolsa-auxílio compatível com o oferecido a estagiários nacionais”, acrescenta.

Francine Ferreira – Novo Texto Comunicação


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo