FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

No Sul do Estado, Colombo destaca importância do Programa SC Rural para pequenos agricultores

criciuma empreendedores meio rural 20160819 1548233875

O governador Raimundo Colombo palestrou na tarde desta sexta-feira, 19, para aproximadamente 450 produtores rurais, em Criciúma no Sul do Estado. A palestra foi durante o 2º Encontro Catarinense de Empreendedores do SC Rural e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa e do secretário executivo do Programa SC Rural, Julio Cezar Bodanese.

“Vocês foram selecionados para o programa porque têm esse talento, se esforçam e abrem caminhos. Somos um Estado tão pequeno que consegue produzir tanto, é porque as pessoas trabalham duro”, enfatizou Colombo.

image?view=image&format=raw&type=img&id=20508

Fotos: James Tavares.

Em sua palestra, o governador destacou a força da agricultura familiar em Santa Catarina e o papel do SC Rural para profissionalizar e dar continuidade ao modelo agrícola do Estado. “Esse é um grande apoio ao empreendedor rural. O programa visa melhorar a estrutura no campo e a realizar as reformas que forem necessárias para apoiar a produção, preparando a propriedade, organizando a comercialização e dando acesso a mercados. Essa experiência está fortalecendo os pequenos e médios produtores”.

Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

A parceria entre o Banco Mundial e o Governo do Estado para execução do Programa SC Rural já beneficiou quase 12 mil famílias em todas as regiões, com a implantação de 237 projetos estruturantes que vão desde agroindústrias familiares até turismo rural. Segundo o representante do Banco Mundial, Gregor Wolf, o sucesso do Programa se deve ao comprometimento do Governo do Estado, por isso, o Banco continua apoiando os projetos e se coloca à disposição para pensar os novos desafios para agricultura catarinense.

“O estudo do Banco Mundial é bem profundo, estrutural e apresenta um retrato do Brasil. As medidas são necessárias para sairmos da crise e aproveitar as nossas potencialidades. Temos que ter a coragem para fazermos as mudanças necessárias”, disse Colombo.

image?view=image&format=raw&type=img&id=20511

A agricultora Loiva Perdoná Ceza, de Criciúma, destacou a relevância do programa para os pequenos agricultores. “É de extrema importância para nós, pequenos agricultores, porque precisamos levar anos para guardar um pouco de dinheiro e fazer alguma mudança na nossa propriedade. Dessa forma, a gente investe 50% e o restante vem por meio do governo. Isso nos ajuda muito e a propriedade muda bastante. É um incentivo para continuar, porque o sonho da gente se realiza mais cedo”.

Para o secretário Sopelsa, o Programa vem gerando uma verdadeira transformação no meio rural de Santa Catarina. Os agricultores encontram no SC Rural um apoio para agregar valor aos seus produtos, gerando mais riqueza e trazendo mais qualidade de vida para as famílias que vivem no campo. “Nós temos agricultores dedicados, que trabalham incansavelmente para produzir nossos alimentos. Esse é o diferencial de Santa Catarina, por isso somos um Estado reconhecido pela excelência de nossa agropecuária. O SC Rural é essencial para que tenhamos riquezas mesmo em pequenas propriedades”.

Em roteiro de visitas pelo Sul do Estado desde a última quinta-feira,18, o secretário executivo do SC Rural, Julio Bodanese, pôde conhecer alguns dos empreendimentos apoiados pelo Programa na região e perceber os impactos dos investimentos na vida dos agricultores. “Nós ficamos surpresos com os resultados alcançados. Estamos diante de uma nova geração de agricultores, ou seja, aqueles que optaram por ficar no campo e se tornaram empreendedores”.

São 50 projetos estruturantes implantados ou em execução em 37 municípios das regiões de Araranguá, Tubarão e Criciúma, além de 20 cooperativas apoiadas pelo Programa e 274 melhorias de sistemas de produção.

Julio Bodanese explicou que a segunda edição do evento desta sexta-feira foi realizada justamente na região com maior número de projetos apoiados pelo Programa em Santa Catarina. “São 2,4 mil famílias beneficiadas no Sul do Estado com investimentos que chegam a R$ 25,5 milhões”.

“O programa está pronto para apoiar e ajudar as pessoas a permanecerem no campo, continuando a produzir e mantendo seu espaço de realização. É indispensável que a gente invista na geração de oportunidades para que as pessoas tenham mais renda”, finalizou Colombo.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.

Francine Ferreira – Rafael Vieira de Araújo


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo