FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Ministro da Fazenda fala da retomada do crescimento econômico no país em palestra na Fiesc

florianopolis palestra do ministro da fazenda 20171124 1616305490

Os números da economia do Brasil e de Santa Catarina e as perspectivas de retomada do crescimento econômico no país foram apresentados pelo ministro da Fazenda Henrique Meirelles, em palestra, na tarde desta sexta-feira, 24, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O governador Raimundo Colombo acompanhou a palestra que contou também com a entrega, pelo presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, da agenda estratégica da indústria catarinense – documento que aponta ações para fortalecer o crescimento sustentável do setor.

O anfitrião do evento e presidente da Fiesc abriu o encontro falando dos impactos da crise sobre o setor produtivo, que representa 29% da riqueza gerada em Santa Catarina com aproximadamente 735 mil trabalhadores formais. Côrte citou que mesmo em meio à recessão, o Estado conseguiu indicadores acima da média do país, entre eles, taxa de 6,7% de desocupação – praticamente metade da média nacional que passa dos 12%, crescimento das exportações de 14,5%, crescimento acumulado da indústria entre janeiro a setembro de 2017 de 3,1% e o saldo positivo na geração de empregos. Do início do ano até agora, Santa Catarina gerou mais de 40 mil vagas de trabalho com carteira assinada.

“Tivemos recuos significativos sobre a nossa atividade industrial, mas fomos resilientes, nos tornamos o segundo Estado mais competitivos do país em 2017, isso se deve, principalmente, à nossa diversidade setorial e à criatividade, determinação e muito trabalho dos catarinenses”, apontou Côrte, chamando a atenção para a agenda estratégica da indústria entregue ao ministro, pedindo apoio do Governo Federal para demandas como infraestrutura de transporte, para a redução dos custos de logística, acesso a crédito, entre outros.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider
Contape

Na sequência, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apresentou os números da economia brasileira. Segundo o ministro, o Brasil superou sua pior recessão econômica ao longo da história, mas agora, os indicadores apontam para a retomada do crescimento. Meirelles aponta como conquistas decisivas da política do atual Governo: a redução da inflação acumulada em 12 meses, de 9,3% em maio de 2016 para 2,7% em novembro de 2017; a redução nos juros, no mesmo período, de 14,25% para 7,5% e o crescimento do PIB que em maio de 2016 era de -5,4% e agora voltou a ser positivo 1,1%. A reforma do teto de gastos também foi apontada pelo ministro como fundamental para a redução das despesas públicas federais, com a diminuição do tamanho do Estado.

“O país está crescendo em um ritmo forte, já saímos da recessão. Estamos trabalhando no sentido de fazer com que o Brasil deixe pra trás essa crise. Isso é importante também sob o ponto de vista social, com a criação de empregos. Cada vez mais vamos oportunizar o trabalho, a melhora de salário, aumentar a capacidade de contratação das empresas e esse ciclo trará, de fato, o crescimento para o nosso país”, disse o ministro.

Depois de conceder entrevista coletiva, o ministro e o governador Raimundo Colombo visitaram a sede da Exact Sales, em Florianópolis, que produz softwares para ajudar as empresas a acelerarem suas vendas. A empresa é um case de sucesso, foi apoiada pelo Governo do Estado por meio de projetos de incentivo às tecnologias inovadoras e hoje conta com 100 colaboradores e tem clientes espalhados em todo o país. “Exemplos como esse são uma mostra do crescimento vigoroso de Santa Catarina, que, em muitos indicadores, supera a tendência nacional. Isso inspira e ajuda o Brasil”, disse Henrique Meirelles.

“É um reconhecimento ao que estamos conseguindo fazer em Santa Catarina, vencendo muitos desafios. A partir desse exemplo, uma empresa jovem, de sucesso, que está gerando empregos, o ministro pode perceber o que está acontecendo com muitos catarinenses. Nossos números são bons, nós alcançamos bons resultados e vamos crescer ainda mais em 2018”, concluiu o governador.

Francine Ferreira – Francieli Dalpiaz 


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo