FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Hospital São Donato, de Içara, cria protocolo para doulas a partir da próxima semana

DOULA

A participação das doulas na humanização dos partos no Hospital São Donato vai iniciar uma nova etapa a partir da próxima semana.

O acompanhamento até então realizado de forma experimental, passará a cumprir os critérios determinados pela legislação estadual. “Alguns produtos, por exemplo, não podem ser utilizados por causa do odor ou de possíveis reações. As doulas também não devem atuar com procedimentos médicos, clínicos ou de enfermagem mesmo que tenha formação profissional na área da saúde”, coloca a gerente de enfermagem, Fabiane da Silva Filisbino.

“O trabalho feito antes do parto faz com que as mães e as famílias tenham mais segurança, pois foram amplamente preparadas para o momento da maternidade. Alguns até visitam o hospital com antecedência para conhecerem a estrutura e tirar as dúvidas”, acrescenta a enfermeira do centro obstétrico, Cláudia Lopes Copetti.

Maderonchi
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

“A maioria das mulheres que procuram as doulas busca parto normal, mais natural possível. Contudo, é importante salientar que o procedimento é determinado pelo médico após avaliação das condições da criança e da mãe”, ressalta.

As doulas podem atuar no conforto físico, emocional e afetivo para uma experiência de parto e pós-parto mais positiva possível. A legislação estadual exige certificação ocupacional em curso para esta finalidade. Além disso, é preciso fazer o cadastramento.

Na ficha deve conter nome completo, endereço, CPF, RG, contato telefônico, endereço de correio eletrônico e cópia de documento de identidade. Para cada paciente será necessário ainda apresentar um plano de trabalho com os procedimentos e técnicas que serão utilizados e o termo de autorização assinado pela gestante.

Francine Ferreira – Lucas Lemos


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo