FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Eduardo Madeira Júnior: Até onde há exagero nas avaliações do Criciúma?

eduardo madeira

Com uma rodada de antecedência, o Joinville confirmou a conquista do returno do Campeonato Catarinense e, por consequência, a vaga na grande decisão do estadual. O Criciúma, entretanto, já está chupando dedo há algum tempo e se contenta apenas em realizar testes antes da estreia no Campeonato Brasileiro – Série B. Mas vale o questionamento: o desempenho carvoeiro foi dentro do esperado?

Existe relativo exagero na hora de avaliar a participação tricolor no campeonato, tendo em vista o cenário de transição político-administrativa em que se encontra nos últimos meses. E esse exagero vem desde a empolgação exacerbada com a campanha do primeiro turno, chegando à depressão irritadiça da segunda parte do torneio.

É fato: se voltarmos no tempo até antes da estreia na temporada, era difícil prever qual seria o futuro do Tigre por algumas razões, como o elenco jovem e curto e um técnico colocado a prova, com um trabalho previsto para ser em longo prazo. Mas é importante colocarmos no contexto a relação “oito ou oitenta” que o Criciúma vive com imprensa e torcida – muitas vezes os dois se misturam – provocando as mais afloradas opiniões dependendo do resultado de um jogo.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider

O desempenho foi satisfatório. A Chapecoense sempre foi a favorita e o Figueirense, que a meu ver era um dos postulantes ao título, decepcionou, abrindo margem para o Joinville. O time do Norte do Estado fez o que talvez o Criciúma poderia ter feito, que era aproveitar a brecha de um dos candidatos ao caneco e avançar. Ressalte-se: trabalho monstruoso de Hemerson Maria, que tem em mãos um elenco bastante limitado (pior que o do Criciúma), mas que conseguiu levar a decisão com muitos méritos.

Enfim, o campeonato seguiu o script que era desenhado no começo do ano, nada mais que isso. O Criciúma atingiu seu ápice no primeiro turno. Disse, nessa mesma coluna, que o Tigre já tinha ficado no lucro na parte inicial do torneio ao chegar na decisão. Era ilusão prever que o time ficasse em um limite elevado durante a competição inteira. Sempre foi notória a necessidade de contratações, mas que estas deveriam ser feitas com precisão, vide que o foco do ano é a Série B do Brasileirão.

O exagero nas avaliações está na cada vez mais clara a mistura de papeis entre imprensa e torcida, que cobram um nível elevado de um time que nunca foi um dos mais fortes do Estado na temporada. Era uma cobrança indevida, tradicional de quem olha mais com a paixão do que com a razão. O exagero sempre atrapalha e torna as convicções sobre o momento do time imprecisas e incapazes de olhar a realidade como ela é.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo